9º ano e Ensino Médio

Palestra “Bullying, Drogas e Redes Sociais”

Nesta quarta-feira, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental 2 e de todo o Ensino Médio tiveram um momento de discussão e reflexão com o Dr. Luiz Gonzaga, delegado da Polícia Civil e professor de Direito Penal, da Católica Orione, sobre o tema Bullying, Drogas e Redes Sociais. São assuntos, infelizmente cotidianos e preocupantes para o ambiente escolar, para as famílias, enfim, para toda a sociedade, pois os efeitos e consequências desses fatores tem atingido cada vez mais os nossos jovens.

O que observamos é que o uso da internet e redes sociais faz parte de um grande percentual dos jovens, ocasionando um problema escolar, já que a maioria dos casos de Bullying começam nas redes sociais e terminam caindo nas mãos da escola, na qual os alunos que sofrem, ao se deparar, no espaço real, com o seu agressor e/ou grupo agressor, pede socorro aos colegas, professores e coordenadores. No que refere as drogas, principalmente ao uso do narguilé (um cachimbo ou cigarro eletrônico, com um dispositivo que produz um vapor inalável com ou sem nicotina) que podem produzir danos semelhantes ou até piores do que o cigarro. Algo que também é assunto recorrente entre os jovens.

Nesse sentido, é fundamental proporcionar momentos de informação e discussão desses temas para que os nossos jovens adquiram uma consciência crítica e possam agir de forma mais adequada ao se deparar com essa realidade, em uma tentativa de melhorar a si mesmo, as pessoas e o mundo.

É preciso também agradecer a parceria entre o Colégio Santa Cruz e Católica Orione, em especial ao Dr. Luiz Gonzaga que dispôs de seu precioso tempo para colaborar conosco nessa orientação fundamental para edificar bons cidadãos.