Dia do Brinquedo

RELEVÂNCIA DO BRINQUEDO NA INFÂNCIA

Srs. Pais,

Toda criança tem necessidade de brincar, isto é uma característica da infância. A função do brincar não está no brinquedo, no material usado, mas sim na atitude subjetiva que a criança demonstra na brincadeira e no tipo de atividade exercida. Proporcionando prazer e satisfação, a falta desse prazer ou dessa satisfação pode acarretar na criança alguns distúrbios de comportamento. Em cada etapa evolutiva da criança, o brincar vai se modificando, mas é essencial que ela tenha oportunidade de explorar todas as fases do brincar na sua infância.

A importância do brinquedo é a da exploração e do aprendizado concreto do mundo exterior, utilizando e estimulando os órgãos dos sentidos, a função sensorial, a função motora e a emocional. A brincadeira tem uma enorme função social, desenvolve o lado intelectual e principalmente cria oportunidades para a criança elaborar e vivenciar situações emocionais e conflitos sentidos no dia a dia.

O BRINQUEDO NA ESCOLA

Nas reuniões com os pais, combinamos que toda sexta-feira será o dia de trazer brinquedo de casa para o colégio. Para o bom andamento das atividades, é necessário a observância ao cumprimento do dia definido e orientações práticas:

– Enviar brinquedos simples e interativos, que serão compartilhados por todos.

– Identificar os brinquedos com o nome da criança.

– Trazer brinquedo que não seja muito pequeno e nem tão grande.

– Não enviar brinquedos como: bola, patins, patinete e skate.

– Não trazer brinquedos que estimulam a violência como: armas, espadas, entre outros.

– Evite trazer para o colégio brinquedos eletrônicos e “caros”.

Agradecemos sua parceria e colaboração na educação escolar de nossas crianças.

A Coordenação