Leitura: Precisamos Unir Forças para essa Tarefa

Vivemos numa sociedade letrada, na qual estamos em constante contato com diversos gêneros de texto. São modalidades textuais que fazem parte da nossa vida diária: as receitas, os outdoors, as placas, bulas, etc.

 

Diante disso, não podemos dizer que não temos objetos de leitura disponíveis. Além desses, os textos literários são capazes de proporcionar aos seus leitores inúmeros benefícios: conhecimento cultural, humanização do indivíduo, contextualização sócio-histórica, aprofundamento de análise crítica e o desenvolvimento da criatividade. E ainda nos concedem um maravilhoso momento de ludicidade, imaginação e fantasia.

 

Por causa desses benefícios, faz-se necessária a escolarização da literatura. Mas a formação do leitor não é responsabilidade somente da escola. Fora dela, as crianças devem encontrar um ambiente favorável para isso. Nesse sentido, os pais também podem ajudar no estabelecimento do hábito da leitura, inclusive literária, por parte dos seus filhos.

 

Vamos objetivar juntos o desenvolvimento do hábito da leitura e incentivá-los a adquirir não só os livros pedidos pela escola, como também os da biblioteca.

 

Lembrem-se que os pais devem ser para a criança o modelo de leitor. São vocês que, junto com a Escola, introduzem e fortalecem o hábito da leitura na vida de seus filhos.